Você já sentiu um incômodo ao comer algo frio, doce ou quente? É sobre isto que falaremos nesta matéria.
A Hipersensibilidade dentinária é uma dor aguda em resposta a um agente agressor que promove degradação da estrutura do dente ou mesmo retração da gengiva. Para entender melhor assista ao vídeo abaixo:
Um exame anamnésico (conversa com o paciente) e um exame clínico apurado são capazes de detectar a ou as causas desta sensibilidade, pois é muito comum a associação de fatores.
Possíveis agentes agressores
Estresse físico
Pode ser causado por :
*uma restauração que ficou mais alta;
*pela falta de alguns dentes que acabam sobrecarregando outros dentes;
*pelo hábito de ranger ou apertar os dentes.
alerta aos praticantes de musculação/fisiculturismo que ao erguer grandes pesos costumam apertar os dentes.
Ácidos
que em contato com os dentes provocam biocorrosão da estrutura, expondo os canalículos dentinários e favorecendo, assim, a instalação da sensibilidade. Podem ser de origem endógena (pessoas que tenham a doença do refluxo gastroesofágico ou bulimia), ou exógena, representado principalmente por alimentos ácidos ( frutas cítricas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, energéticos, ketchup…). Os praticantes de Natação também devem ser alertados, pois costumam colocar a água da piscina na boca permitindo o contato do cloro com a estrutura do dente, o que pode promover corrosão.
Higienização deficiente
É outra forma de agressão, pois leva à instalação de uma placa dental espessa, favorecendo o acúmulo de bactérias que produzem ácidos que desmineralizam a superfície dentária provocando destruição do esmalte e exposição da dentina. Essa agressão é ainda maior quando o paciente apresenta redução do fluxo salivar, já que a saliva é um importante meio de limpeza e proteção da estrutura dentária.
Consequências
O estresse físico leva a trincas, que podem evoluir para fratura da estrutura. Quando essas fraturas ocorrem na região do dente próxima da gengiva, diz-se que uma lesão cervical foi instalada. Uma outra consequência é a retração gengival que, por expor a raiz, aumenta a sensibilidade. Os ácidos, por sua vez, produzem um desgaste da superfície do esmalte, modificando a anatomia da área afetada.
Trincas
Retração gengival com exposição da raiz
Lesões cervicais
Tratamento
Vai depender da anamnese e principalmente do exame clínico. Dentre os recursos disponíveis tem-se: orientação do paciente, orientação da dieta, uso de dessensibilizantes, terapia com laser, restaurações de resina, protetores bucais para os praticantes de musculação, placas miorrelaxantes para os bruxistas e cirurgias periodontais. Cada paciente tem suas particularidades e o tratamento deve respeitar isso.
Quanto ao uso de cremes dentais dessensibilizantes, é importante esclarecer que eles agem de forma muito superficial e, apesar de alguns de fato diminuírem a sensibilidade, utilizar este recurso sem orientação do dentista é um risco porque o agente agressor continua agindo, contudo, de forma mais silenciosa, o que pode provocar um comprometimento maior a curto ou médio prazo.
Texto Dra. Adriana Malheiros 22/03/2022
Referências Bibliográficas:
Aminoshariae A, Kulild JC. Current Concepts of Dentinal Hypersensitivity. J Endod. 2021 Nov;47(11):1696-1702. doi: 10.1016/j.joen.2021.07.011. Epub 2021 Jul22. PMID: 34302871.
João-Souza SH, Scaramucci T, Bühler Borges A, Lussi A, Saads Carvalho T,Corrêa Aranha AC. Influence of desensitizing and anti-erosive toothpastes on dentine permeability: An in vitro study. J Dent. 2019 Oct;89:103176. doi:10.1016/j.jdent.2019.07.014. Epub 2019 Jul 24. PMID: 31351084.
Grippo JO, Simring M, Coleman TA. Abfraction, abrasion, biocorrosion, and the enigma of noncarious cervical lesions: a 20-year perspective. J Esthet RestorDent. 2012 Feb;24(1):10-23. doi: 10.1111/j.1708-8240.2011.00487.x. Epub 2011 Nov17. PMID: 22296690.